POEMA: DE QUE LADO VOCÊ ESTARIA NAS GRANDES LUTAS POR LIBERDADE ATRAVÉS DOS TEMPOS?

Resultado de imagem para LIBERDADE

Nestes tempo difícil em que vivemos à sombra de quem nós nega a luz, é preciso sair do imobilismo sob pena de passar pela vida sem “printar” a nossa marca e tentar mudar o mundo. Podemos até não conseguir em um lapso temporal, mas semente germinará e um dia a flor da liberdade trará a beleza e perfume que tornarão a vida mais bela, justa e fraterna.

Decidi postar um poema que jugo pertinente pra que acordemos de nossa inércia e possamos caminhar lado a lado, de mãos dadas para resgatar o país das mãos de que o odeia e traze-lo pra o lado do amor.

DE QUE LADO VOCE ESTARIA? (Cicatrizes na Alma)

João Nazareno

Estive ao Lado de GANGA ZUMBA, o primeiro líder de Palmares entre 1670 e 1678 e de Zumbi, seu sobrinho. Do outro lado o MITO DE PLANTÃO e seus Capitães do Mato a perseguir, torturar e matar seres humanos que consideravam inferiores. Eu abolicionista, o poder infame escravagista.  E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Estive nos campos de concentração nazistas ao lado do povo judeu lutando contra o extermínio a partir de 1940. Do outro lado o MITO DE PLANTÃO e seus oficiais Nazistas a perseguir, torturar e matar seres humanos que consideravam inferiores. Eu da resistência em favor da liberdade e da vida, o poder infame promovendo holocausto e genocídio. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Estive na América após a 2ª guerra ao lado dos sonhadores e dos justos lutando contra a perseguição do Macarthismo e seus alcaguetas que viam em tudo uma ameaça de esquerda e por isso  o MITO DE PLANTÃO da época prendia, torturava e matava quem  achava inferior. Eu um libertário, o poder infame, reacionário. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Estive na guerra civil espanhola ao lado da democracia contra a ditadura de Franco que em nome de seus ideais de poder, capitaneado pelo MITO DE PLANTÃO da época, perseguia, torturava e matava quem não concordasse com seus sonhos de grandeza. Eu um libertário, o poder infame mercenário. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Estive na França ocupada, na resistência contra a usurpação de uma nação. MITO DE PLANTÃO da época se aliava aos coxinhas  franceses e conspiravam contra seu próprio país e por isso perseguiam, torturavam e matavam em nome de uma elite que chamavam de raça pura. Eu, discursos na resistência, o poder infame com suas bombas e suas conveniências. E isso deixou cicatrizes na minha alma.

Estive ao lado das mães da praça de maio na Argentina a consolar seus corações, pois  o MITO DE PLANTÃO da época, perseguia, torturava e matava quem se opunha ao golpe que acontecia e em seguida adotava os filhos daqueles que matavam. Eu com as mães de maio e o coração em dor, o poder infame ao lado do torturador.  E isso deixou cicatrizes em minha alma

Estive ao lado de Montezuma, líder asteca que tentou defender seu povo e suas terras de Pizzarro e Cortez, que pelo ouro, o MITO DE PLANTÃO da época perseguia, torturava e matava, só que agora em nome de Deus. Sou índio e sou natureza, o poder infame só dor e tristeza.  E isso deixou cicatrizes em minha alma.

                Estive ao lado de Martin Luther King e seu sonho de igualdade, mas o MITO DE PLANTÃO da época patrocinou a Ku Klux Klan  que perseguia, prendia e incendiava quem não fosse branco  ou cristão. Eu, um sonho de liberdade, o poder infame, a marca indelével da maldade. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

                Estive ao lado de Mandela em seu calvário de quase três décadas  lutando contra o apartheid , cujo MITO DE PLANTÃO da época, lutando por uma minoria branca, perseguia, prendia e matava, quem ousasse ficar ao lado da maioria da população. Eu contra a segregação racial, o poder infame se curvando perante o mal.  E isso deixou cicatrizes em minha alma.

                 Fumei o cachimbo da paz com Touro Sentado , com o Cheyennes contra o domínio do General Custer cujo MITO DE PLANTÃO da época, para justificar a integração do país, perseguiu, torturou, matou e dizimou em nome do progresso. Sou da terra, da água, do céu e do ar. O poder infame, incapaz de amar. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Lutei  junto com Antônio Conselheiro na criação de sua sociedade igualitária no sertão, mas MITO DE PLANTÃO da época, perseguiu, torturou e matou em nome da preservação da ordem pública. Eu em uma comunidade igualitária, o poder infame em uma cruzada sanguinária. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Teci minha roupa ao lado de Gandhi, em uma revolução sem armas para libertar o povo da Índia contra seus opressores ingleses,  mas MITO DE PLANTÃO da época, perseguia, torturava e matava todos os que clamavam por independência. Eu pela independência, o poder infame pela subserviência. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Eu senti na pele o que escreveu Dom Paulo Evaristo Arns em seu livro Brasil Nunca Mais, cujo  MITO DE PLANTÃO da época,  mandava perseguir, torturar e matar aqueles que se opunha ao golpe militar de 1964 no Brasil. Eu, Militante de esquerda defendendo  o Brasil e sua soberania, o poder infame nos massacrando a cada dia. E isso deixou cicatrizes em minha alma.

Eu estava me Brasília, de vermelho assistindo na rua a votação em que traidores a mando do MITO DE PLANTÃO, roubaram o mandato de uma presidente honesta por crime que não cometera. Eu chorei por assistir a um golpe contra o país, do outra lado a burguesia comemorava feliz.

Eu me emocionei ao ouvir a música Bella Ciao que fala da resistência dos povos contra seus opressores, mas MITO DE PLANTÃO se emociona com a paródia “Ela só quer Vrau.”

                Estive no Sermão da Montanha ouvindo um orador que pregava o amor, mas o MITO DE PLANTÃO  da  época, perseguiu, prendeu, torturou e matou em nome do poder religioso. Eu, com o Messias, o poder infame, lavando as mãos dia após dia.

                Agora um novo MITO DE PLANTÃO se estabelece no Brasil e minha alma, repleta de cicatrizes não se importa em adquirir mais uma, pois estarei ao lado do povo lutando por democracia, por vacina, por justiça e pela soberania nacional.

                E você? De que lado estaria se pudesse viver cada um desses períodos históricos?

Resultado de imagem para fora blsonaro

Resultado de imagem para bolsonaro

Deixe um comentário