GOVERNO NOS FAZ PASSAR VERGONHA: BRASIL EXCLUÍDO DE CÚPULA CLIMÁTICA DA ONU

Já em 2019 o governo brasileiro não fez parte da cúpula do clima porque não mostrou interesse , afirmou a ONU.

Enquanto as ruas das principais cidades do mundo são tomadas por manifestantes que pedem ações das autoridades globais em relação às mudanças climáticas, o Brasil ficará de fora da cúpula do clima organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa era a manchete do ano passado.

O governo brasileiro parece que faz questão de nos clocar enquanto povo, como cidadãos de segunda ou terceira classe. Ser contra o controle de emissões de gases que podem levar o mundo a se tornar inabitável é política de estado no Brasil.

Brasil não fará parte da cúpula do clima porque não mostrou interesse,  afirma ONU - Diário do Litoral

Este ano, 2020 a manchete é outra.

ONU pede “estado de emergência climática” na abertura da cúpula virtual e o Brasil ficará de fora por suas metas serem consideradas insuficientes.

 (crédito: JOHN THYS / POOL / AFP)

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu neste sábado que os governos declarem “estado de emergência climática” na abertura de uma reunião de cúpula virtual para comemorar o quinto aniversário dos Acordos de Paris. Correio Braziliense.

O encontro tem como objetivo voltar a pressionar a comunidade internacional após quase quatro anos de incertezas, causadas pela saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris (COP21), que lançou as bases históricas de um pacto de combate às mudanças climáticas.

“Se não mudarmos o curso, poderemos estar caminhando para um aumento catastrófico na temperatura [média] de mais de 3 ° C neste século”, explicou Guterres, conclamando “todos os líderes do mundo a declarar um estado de emergência climática em seus países até atingirem a neutralidade do carbono”.

ACABOU O TEMPO DE DISCURSOS GENÉRICOS SOBRE O CLIMA

O presidente francês Emmanuel Macron, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente chinês Xi Jinping, além de representantes empresariais, da sociedade civil e dos povos indígenas, participam do encontro organizado pelas Nações Unidas, Reino Unido e França, além de Chile e Itália.

Os oradores foram selecionados pela ambição de seus objetivos climáticos, segundo os organizadores, que prometem que “não haverá espaço para declarações genéricas”.

ESTAMOS CANSADOS DE PASSAR VERGONHA, DE SERMOS MANDADOS PARA CUBA, COMO SE LÁ FOSSE A SUCURSAL DO INFERNO.

Vale lembrar que Cuba participa ao mais alto nível da Cúpula do Clima,

Cuba participa ao mais alto nível na Cúpula do Clima

Havana, 12 dez (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, participará hoje da Cúpula da Ambição do Clima que acontecerá virtualmente cinco anos após a aprovação dos Acordos de Paris.
A nomeação ocorrerá antes da Conferência das Partes número 26 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), a ser realizada em novembro de 2021 em Glasgow, Reino Unido.

O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa Pérez, fazem parte da representação cubana no encontro convocado nesta ocasião pelas Nações Unidas, Reino Unido e França, em associação com Chile e Itália.

A Cúpula da Ambição do Clima 2020 busca chegar a um acordo sobre os compromissos para o cumprimento do Acordo de Paris, para a redução das emissões de gases de efeito estufa, adotado em 12 de dezembro de 2015.

A agenda terá como foco a mitigação, adaptação e financiamento de ações voltadas para esse fim, em um contexto internacional caracterizado pela crise derivada da pandemia Covid-19.

QUE BOM SERIA SE EM NOSSO PAÍS HOUVESSE UMA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E DE SAÚDE PÚBLICA COMO HÁ EM CUBA POR PARTE DE SEUS GOVERNANTES.

Cuba está na fase final do desenvolvimento de duas vacina contra o Covid: a Soberana 01 e Soberana 02