ABSURDO:MINISTÉRIO SUSPENDE AÇÕES CONTRA QUEIMADAS NO PANTANAL E DESMATAMENTOS NA AMAZÔNIA.

PANTANAL DE MATO GROSSO ARDE EM CHAMAS. O DANO À FLORA E FAUNA SÃO IRREPARÁVEIS.
DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA MOSTRA QUE CAMINHAMOS NA CONTRAMÃO DO MUNDO.

Ministério do Meio Ambiente anunciou por meio de nota nesta sexta-feira (28) que, a partir de segunda-feira (31), serão suspensas todas as operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e às queimadas no Pantanal.

De acordo com a nota, a suspensão é motivada por um bloqueio financeiro determinado pela Secretaria de Orçamento Federal em verbas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O bloqueio atual de cerca de R$ 60 milhões de reais para IBAMA e ICMBIO foi decidido pela Secretaria de Governo/SEGOV e pela Casa Civil da Presidência da República e vem a se somar à redução de outros R$ 120 milhões já previstos como corte do orçamento na área de meio ambiente para o exercício de 2021”, informou o governo.

VEJA AS ATIVIDADES QUE SERÃO SUSPENSA ( E JÉ ERAM POUCAS)

  • 77 fiscais, 48 viaturas e 2 helicópteros do Ibama; e
  • 324 fiscais do ICMBio.

Já em relação às queimadas, serão interrompidas a atuação de

  • 1.346 brigadistas, 86 caminhonetes, 10 caminhões e 4 helicópteros do Ibama; e
  • 459 brigadistas e 10 aeronaves Air Tractor do ICMBio.

Resolvi falra sobre esse tema porque percebi que passou batido com se importância não houvesse.

Segundo o Greenpeace, A bomba-relógio se agrava a cada dia com o crescente apetite de destruição das políticas pró-crime na região e com a fragilização dos meios de comando e controle promovidas pelo governo Bolsonaro.  Basta olhar para a explosão de desmatamento e queimadas que a Amazônia vem enfrentando nos últimos meses.

O fogo que transformou floresta em cinzas acabou chamuscando também a imagem do Brasil no mercado internacional, que tem sinalizado que não irá tolerar a compra de produtos associados a esses problemas. Isso pode afetar tremendamente a economia do país e a vida dos brasileiros, que já anda difícil.

Há cinco anos, mais de 150 empresas no mundo se reuniram com governos, povos indígenas e organizações da sociedade civil para assinar a Declaração de Nova York sobre Florestas (DNYF), prometendo eliminar o desmatamento de commodities como soja, gado e óleo de palma até 2020. Em setembro de 2019, a avaliação oficial da DNYF concluiu que alcançar esse objetivo agora é ‘provavelmente impossível’ porque ‘os esforços até o momento foram inadequados para alcançar mudanças sistêmicas’.

Segunod a BBC, O Pantanal passa pela sua fase mais crítica das últimas décadas. O bioma enfrenta uma de suas maiores secas da história recente, sofre com o desmatamento e tem o pior período de queimadas desde o fim dos anos 90.

A atual situação do Pantanal, maior área úmida continental do planeta, preocupa ambientalistas.

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal atingiu o menor nível em quase cinco décadas. A chuva foi escassa. O desmatamento cresceu. Os incêndios aumentaram. E a fiscalização por parte do poder público, segundo entidades que atuam na preservação da área, diminuiu.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que os primeiros sete meses de 2020 foram os que registraram mais queimadas em comparativo ao mesmo período de anos anteriores, ao menos desde o fim do anos 90 — período em que o Inpe desenvolveu a plataforma que se tornou referência para monitorar focos de calor no Brasil.

O mês passado, por exemplo, foi o julho em que o Pantanal mais pegou fogo nos últimos 22 anos. Conforme o Inpe, foram registrados 1.684 focos de queimadas. No mesmo mês, no ano passado, foram 494 focos. O recorde de queimadas em julho, até então, havia sido em 2005, com 1259 registros.

Falar sobre queimada e desmatamento gera reação violeta de setores compromissados apenas como o lucro. Diante de uma placa como essa, o que pensam as comunidades ribeirinhas, os índios, os caiçaras,os quilombolas? É impossível reagir e temos então que ser a voz deles. Com a palavra aqueles que foram eleitos para governar o Brasil.

Alguns cantores famosos gravaram músicas sobre o meio ambiente, porém hoje se encontram de braços dados com quem destrói o meio ambiente e por isso prefiro ignora-los. As músicas são boas mas as ações são em sentido contrario.

Tem muita gente nova chegando unindo arte, ação e atitude . A música “Tá” de Mariana Aydar é perfeita no sentido em que coloca o dedo na ferida mostrando de quem é a culpa, seja por ação ou omissão.

Deixe um comentário