Como a organização da quarentena pode aumentar a produtividade, diminuir o estresse e economizar dinheiro.

Uma transcrição  adaptada à realidade brasileira que fiz do artigo de Nicola Anzia publicado no Jornal Washington Post.

Envolva as crianças na organização da casa. É uma oportunidade única.

Em março deste ano, muitas de nós fizeram ajustes rápidos em nossas casas pra enfrentar a pandemia, e tivemos que aprender com o método de tentativa e erro.

         Em Mato Grosso, estado onde resido, agora aumenta o calor e o ar carregado de fumaça devido às queimadas que começam a se alastrar sem controle.

         Como o ano letivo caminha relativamente bem para a maioria das crianças que passam pelo menos um turno do dia na educação à distância, e como os adultos que trabalham em casa se preparam para passar pelo menos mais alguns meses se comunicando, agosto é um bom momento para começar a colocar sua casa em ordem. Isso pode capacitar você e sua família a assumir o controle de seu entorno imediato:  idealmente, aumentará a produtividade, reduzirá os níveis de estresse e economizará dinheiro.

Aumentar a produtividade

         Até agora as crianças estão levando “na boa” a quarentena e a educação à distância mas logo estarão sentindo uma total falta de controle sobre suas vidas. Para ajudar a capacitá-los e dar a eles uma sensação de controle no ano letivo, envolva-os na organização dos quartos e na criação de um espaço onde eles possam trabalhar com conforto e produtividade.

         Estudos têm demonstrado que a desordem interfere na qualidade de vida e causa estresse. Um estudo, intitulado “ Procrastinadores e desordem: uma visão ecológica de viver com excesso de ‘coisas’ ‘”, descobriu “tendências de procrastinação comportamental relacionadas apenas à desordem”. Em outras palavras, viver em espaços que têm muitas “coisas” e se sentir sobrecarregado com bens em excesso afeta negativamente a vida das pessoas.

         É cultural no Brasil a acumulação como sinal de prosperidade. As pessoas que possuem bastante dinheiro não têm o segundo ou terceiro carro porque precisam deles, mas sim porque necessitam deles para a consolidação do seu status quo. Na classe média também ocorre isso, mas no acúmulo de roupas, utensílios domésticos, brinquedos e televisões espalhadas pelos quartos. Nas camadas com população mais carente a desorganização se dá em função do acúmulo de itens improvisados que geram desconforto – as chamadas gambiarras.

         Não importa sua idade, as crianças querem ter informações e domínio sobre seus quartos e pertences. Alguns voluntariamente sentem a necessidade de dispensar alguns de seus pertences de tempos em tempos e outros precisam de ajuda com a tarefa, mas, de qualquer forma, todos se sentem melhor quando isso é feito.

         Capacite seu filho a ajudar a tomar decisões sobre o que é mantido, o que é distribuído e o que pode ser colocado em uma “caixa de memória”.

         A organização e instalação de uma estação de trabalho doméstica eficiente não apenas proporcionará aos seus filhos uma sensação de controle, mas também os ajudará a serem produtivos. Isso deve se traduzir em aumento de produtividade para todos.

         Da mesma forma, procure maneiras rápidas de organizar o espaço do seu escritório em casa, como dedicar um espaço para anotações e documentos de trabalho, organizar material de escritório e até tentar arrumar e guardar coisas todas as noites. Trabalhadores remotos estão tendo dificuldades em “desligar o trabalho”, mas talvez deixar de lado os papéis e desligar um laptop possa ajudar a criar algum fechamento para o dia.

         Diferentemente os EUA, os brasileiros usam os mesmos computadores e celulares com que trabalham para as redes sociais e ai cria-se uma mistura que interfere na produtividade e causa uma sensação de “trabalho ininterrupto”.

O correto é quando usar a internet para trabalhar, a menos que seja extremamente necessário, nunca acessar as redes sociais do mesmo equipamento e no mesmo horário.

harmonizando a vida com amor.

Níveis de estresse mais baixos

         Não é surpresa que, no início da pandemia, muitas pessoas tenham começado a organizar febrilmente suas casas. Possivelmente, mesmo sem perceber, seus esforços estavam cumprindo dois propósitos – colocar a casa em ordem e obter algum senso de controle.

         O processo de decidir o que manter e o que dar reforça seus valores. A conclusão de um projeto de organização fornece uma sensação de realização. E ambas as atividades são fortalecedoras.

Além disso, quando você possui menos coisas, há menos para acompanhar, menos para limpar e menos para organizar, o que reduz seu nível geral de estresse em casa.

         Por exemplo, organizar seu armário envolve se livrar de itens indesejados e organizar os itens restantes de uma maneira que faça sentido para você economizar tempo na escolha de uma roupa todas as manhãs. Lembre-se que com o isolamento social, muitas de suas coisas perderam o sentido de existir.

         Uma casa organizada também oferece um maior senso de controle e certa tranquilidade de que você poderá se adaptar a qualquer situação que surgir, tanto a curto como a longo prazo. Um reparo doméstico é mais fácil de preparar, se você estiver organizado, assim como uma mudança ou reforma daqui a um ou dois anos. Viver em uma casa organizada tem o efeito imediato de reduzir o estresse, mas também oferece uma sensação geral de controle para o que o futuro reserva.

         Não gosto do termo “NOVO NORMAL”, mas por decorrência da pandemia, nada será como antes e no Brasil estamos sentindo que grande parte da população ainda não teve o “chip lido” e por isso não percebeu o que está acontecendo, ou melhor, como diziam os antigos: ainda não caiu a ficha.

Economizar

         Se você souber o que tem, é menos provável que gaste dinheiro comprando coisas repetidas e, portanto, terá menos para armazenar e organizar. 

Lojistas pesquisado  informaram  que  seus clientes estão constantemente dizendo que não conseguiram encontrar algo, então compraram um novo. Isso acontece com material de escritório, utensílios de cozinha, livros, brinquedos e ferramentas. Embora não seja o fim do mundo ter alguns itens extras, ele representa um cenário que parece um pouco fora de controle. Se tudo tiver um lugar e você souber onde encontrar um item, será fácil determinar se você precisa de mais. Como todos estão lidando com as consequências de uma economia em mudança em meio à pandemia, uma coisa que podemos controlar é como gastamos nosso dinheiro.

         Aqueles de nós com flexibilidade para trabalhar em casa não precisam do mesmo “guarda-roupa de trabalho” – e as crianças podem não precisar do mesmo guarda-roupa da escola. Se você organizou os armários de sua família e os limpou antes do início das aulas, lembre-se de que provavelmente não será necessário enchê-los novamente. 

         Você pode economizar dinheiro e reduzir a confusão pensando no que você e sua família realmente precisam para trabalho e escola remota e comprando apenas essas coisas.

         É compreensível que ter uma casa organizada não seja uma das principais preocupações para muitas pessoas no momento. À medida que essa pandemia se prolonga, estamos simultaneamente buscando algum senso de normalidade e um pouco de controle sobre nossas vidas, enquanto ainda tentamos nos adaptar a tantas mudanças. Uma maneira de se sentir mais no controle é organizar os espaços em que todos passamos tanto tempo – em casa.