Sinal para denunciar violência contra a mulher

Seu corpo, suas regras. Sua decisão é a palavra final

Com a pandemia, ocorreu um aumento acentuado de violência contra a mulher em nosso país. A convivência em quarentena é o gatilho para quem já tem um perfil de violência trazendo dor e sofrimento aos parceiros.

Em alguns países foram sugeridos sinais ocultos para que a mulher vítima de violência doméstica pudesse denunciar os maus tratos sem que o agressor percebesse. De todos os sinais, o que é mais prático é o adotado pelo Canadá onde a mulher mostra uma mão aberta, depois o polegar é dobrado em direção à palma da mão e depois a mão é fechada. Esse gesto nunca é utilizado no dia à dia e se alguém o fizer é porque está com problemas.

A moça do vídeo conseguiu passar a mensagem conversando com uma amiga sobre uma receita de bolo de sua mãe enquanto fazia o sinal.

Aqui no Brasil existe um campanha onde a mulher escreve um x em vermelho na mão e mostra para que os outros possam acionar socorro. O problema é nem sempre é possível escrever na mão e, fica o sinal quando não é bem apagado aumentado a ira do agressor.

Seria ótimo se este post não fosse necessário e pudéssemos apenas ler Fernando pessoa na certeza e se entregar de corpo e alma ao amor infinito

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p’ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente…
Cala: parece esquecer…

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P’ra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…Fernando Pessoa